segunda-feira, 5 de maio de 2008

Água ajuda a emagrecer

Pesquisa de universidade americana diz que
o líquido auxilia na queima de calorias

Monica Gailewitch
Rogerio Voltan

A atriz Suzy Rêgo bebe 3 litros de água por dia: "É bom para minha pele e me dá disposição"


Você já deve ter escutado pelo menos uma dezena de conselhos sobre a necessidade de tomar no mínimo oito copos de água por dia. Todos os conselhos são acompanhados de uma boa exposição dos benefícios que você terá se mantiver o organismo hidratado. Anote mais um: a água é uma arma eficiente para quem quer emagrecer. Resultados preliminares de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, indicam que uma pessoa desidratada tende a queimar menos calorias que outra (de altura, peso e atividade física iguais) que não tenha carência de água no organismo. Isso significa que, com o corpo hidratado, fica mais fácil emagrecer. Ou, então, que alguém que diariamente toma 2 litros de água pode vez ou outra comer uma colher de doce de leite ou dois brigadeiros que não estavam nos planos e mesmo assim continuar perdendo peso. Quem tem gordurinhas a queimar não deve imaginar que vai entrar em forma bebendo água. Tomar grandes quantidades do líquido não substitui a dieta e a atividade física. Mas ajuda.

A pessoa que não toma os oito copos (o correspondente a 2 litros) de água por dia não está cometendo nenhum erro incontornável, mas pode estar abrindo mão de um aliado na dura tarefa de fazer dieta. O organismo tem um meio eficiente de avisar o momento em que a quantidade de água cai abaixo do nível considerado ideal. "A sensação de sede é o aviso de que o corpo está pedindo para ser hidratado", afirma a nutricionista Maria Cecília Corsi, de São Paulo. A função dos 2 litros diários é impedir que esse aviso tenha de ser acionado. É como no automóvel: o dono não precisa esperar que a luz vermelha no painel denuncie a necessidade de substituir o óleo no cárter. Mantendo o reservatório sempre cheio, a luz nunca acenderá e o motor tende a funcionar melhor. Esse é o princípio do consumo regular de líquido. "O organismo não tem capacidade de armazenar água", diz o médico Henrique Suplicy, professor de endocrinologia da Universidade Federal do Paraná. "Por essa razão é importante estar sempre repondo o estoque."


.Água na comida – A água ajuda a regular a temperatura do organismo e a diluir o sangue nas veias (quanto mais espesso estiver o sangue, menos eficiente será o transporte de nutrientes até as células). Ela também auxilia a eliminar as toxinas do organismo pela urina e pela transpiração. E ainda contribui, entre uma série de benefícios, para deixar a pele mais viçosa e para tornar os cabelos mais brilhantes. A atriz Suzy Rêgo, de 32 anos, bebe 3 litros de água por dia. "Quando fui fazer teatro passei a tomar mais água para limpar a garganta e soltar a voz", conta Suzy. "Percebi que minha pele melhorou, a disposição aumentou e o intestino começou a funcionar melhor." Atenção: os 3 litros que Suzy consome diariamente são o máximo que alguém, em condições normais, deve beber. "Com exceção das pessoas que praticam exercícios físicos intensos ou transpiram demais, é desaconselhável consumir 4 ou 5 litros de água por dia", diz o médico Amélio Godoy Matos, do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. "Isso pode, em circunstâncias extremas, causar problemas ao organismo." Nesses casos, é possível que os rins fiquem sobrecarregados, o que acelera a produção de urina e, em certos casos, leva à desidratação.

.Outras fontes – Detalhe importante: a água in natura é a principal mas não a única fonte de que uma pessoa dispõe para hidratar o organismo. Quem segue uma dieta normal, com café da manhã, almoço, jantar e pelo menos dois lanches nos intervalos, acabará ingerindo no final do dia entre 500 e 800 mililitros de água. Isso porque, em menor ou maior proporção, todo alimento contém certa quantidade de água (veja fichário). Evite os alimentos salgados. Eles retêm o líquido no organismo. Isso aumenta a pressão arterial e impede que a água cumpra a função de reduzir a quantidade de toxinas.
Mauricio Nahas

Os sucos naturais de frutas têm o mesmo efeito hidratante da água. O inconveniente é que eles contêm calorias e, em excesso, podem contribuir para o corpo ganhar alguns quilos a mais

Suco de frutas – A pessoa que não tem preocupação com a balança pode substituir a água pelos sucos naturais de frutas (o único inconveniente é que eles contêm calorias e, em excesso, poderão contribuir para que o corpo venha a acumular alguns quilinhos). O café, o chá mate e o chá preto também hidratam. Mas têm a desvantagem de ser ricos em cafeína. Em excesso, há a possibilidade de essa substância provocar irritação no estômago e desregular o sono. "Além disso, a cafeína é uma substância que mascara de forma artificial a sensação de sede", diz o endocrinologista Geraldo Medeiros, professor de endocrinologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. "Por essa razão, quem toma muito café deve ter sempre a precaução de beber água, mesmo que não tenha vontade." Isso evitará o risco de desidratação.



revista veja/21/07/99

Nenhum comentário:

Meu lema !!

Meu lema !!
de agora em diante!!

Minha reguinha do peso!