quinta-feira, 22 de maio de 2008

Qual a diferença entre diet e light?

O termo diet e light é muito utilizado nos rótulos dos alimentos, podendo confundir o consumidor no momento de adquirir algum produto.
Produtos diet são aqueles que não possuem um ou mais ingredientes na sua composição, como por exemplo:
• Ausência de açúcar (sacarose, mel, açúcar mascavo, glucose) - indicado para pacientes diabéticos;
• Ausência de sal - indicado para pacientes hipertensos;
• Ausência de gordura - indicado para pacientes com níveis elevados de colesterol.

O produto light caracteriza-se por apresentar redução, na quantidade total de um de seus componentes, de no mínimo 25%, como por exemplo: açúcar, gordura ou sódio.
Os produtos light, na maioria das vezes, são produzidos com menor quantidade de gordura e, por isso, são indicados para quem necessita reduzir peso.
De acordo com a legislação brasileira em vigor, os termos diet e light são utilizados na designação de alimentos para fins especiais (especificados na Portaria nº 29 de 13/1/1998). É necessário constar no rotulo desses alimentos uma tabela de composição do produto, facilitando as informações nutricionais ao consumidor.

Aprenda a ler os rótulos dos alimentos

No momento da compra, verifique primeiramente o rótulo do produto e para qual finalidade ele foi desenvolvido. Portanto, lembre-se:
• Leia os rótulos cuidadosamente;
• Não confie apenas na denominação diet e light presente no rotulo;
• Observe atentamente a composição nutricional do produto, identificando a quantidade de cada nutriente (gordura, proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais);
• Faça as contas para saber o quanto você está ingerindo de cada alimento, pois muitas vezes a porção no rótulo é informada em 100g de alimentos.


Comentário; Isso é muito importante na composição de uma dieta e vale a pena lembrar que mesmo os lights devemos nos preocupar com a ingestão, e consumir moderadamente, senão ao ínves de ajudar no emagreçimento, poderá facilitar para exceder as calorias diárias.

Nenhum comentário:

Meu lema !!

Meu lema !!
de agora em diante!!

Minha reguinha do peso!